Páginas

domingo, 26 de janeiro de 2014

O Hobbit (J.R.R. Tolkien)


 Depois de tanto ouvir falar nele, eu decidi lê – lo e desde o começo o livro chamou minha atenção pela criatividade do autor.  O Hobbit é uma história surpreendente, com muitas fantasias que acabamos achando ser real, pela maneira como o autor descreve os fatos e nos envolve na história.



Bilbo Bolseiro vivia bem acomodado em sua luxuosa toca e levava uma vida bem sossegada, cozinhando, comendo e formando anéis de fumaça com seu cachimbo. E como todo hobbit, ficava longe de aventuras e perigos.

Em certa manhã, Bilbo recebe a visita do mago Gandalf, que lhe convida para participar de uma aventura, mais que depressa ele recusa, pensando que tinha se livrado do mago, mas na manhã seguinte viu que havia se engando, 13 anões unidos e o próprio Gandalf, chegaram aos poucos em sua casa e sem perceber ele já estava dentro da perigosa aventura.

O plano era difícil e não sabiam se escapariam com vida, pois pretendiam roubar o tesouro, que antigamente havia pertencido à família de Thorin (um dos anões), que se encontrava na Montanha Solitária, mas este tesouro estava sendo guardado pelo temível dragão Smaug.


Este é o mapa de Thor, que Gandalf entregou a Thorin, onde está o caminho que eles devem seguir. (Obs: este foi feito por mim mesma, o original do livro estava rasgado).

Bilbo provou para os seus companheiros que era muito mais corajoso do que até ele mesmo pensava, provando que Gandalf sabia quem escolher para uma aventura. Mesmo reclamando sobre a viagem e a comida escassa, Bilbo salvou muitas vezes a vida dos anões.


O livro mostra que apesar de toda riqueza que uma pessoa tem, se ela só tiver o coração naquilo, sempre será solitária, como Smaug. E Thorin conclui que, para o mundo ser mais alegre, deveriam dar mais valor a comida, bebida e música, ao invés de tesouros.


O exemplar que eu li, (peguei emprestado na biblioteca) é a 2ª edição, possui algumas ilustrações e os capítulos não são tão curtos, mesmo assim fiz uma leitura rápida. Gostei do autor é fiquei ansiosa para ler O Senhor dos Anéis.


Alguém já leu? O que acharam? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover